Header image alt text

Tourism Tidbits em Português

Novas Formas de Desenvolvimento de Produtos Turísticos

August 2017

A famosa frase francesa: “plus ça change, plus c’est la même chose” é um bom ponto de partida para o desenvolvimento de produtos turísticos. Muitas vezes, o que é velho torna-se novo, e o que vemos como inovador sempre esteve mesmo em frente aos nossos olhos. Alguns princípios básicos do desenvolvimento de produtos turísticos são “toda comunidade tem uma história para contar, simplesmente ainda não a descobrimos”.

Outro fator chave é: seja quem você é, não seja o que você não é”. Finalmente, “o que foi” então “, pode tornar-se o que será amanhã”. Em outras palavras, as coisas que eram vulgares há um século ou mais, podem tornar-se as atrações turísticas de amanhã.

Abaixo encontra algumas ideias para a “recriação” de produtos turísticos. Esta secção está dividida em (1) as teorias e métodos e (2) algumas ideias práticas que podem (ou não) ajudar a sua comunidade ou negócio de turismo.

Princípios a considerar

  • Conheça a sua comunidade. A maioria dos diretores e funcionários do turismo acreditam que conhecem a sua comunidade. Muitas vezes, o que querem dizer é que eles conhecem as ruas da cidade e locais de hotéis, restaurantes, atrações, etc. Existe, no entanto, outro conhecimento, muitas vezes esquecido. É a história escondida atrás do óbvio. Sabemos que histórias esses edifícios podem contar? O que está abaixo da superfície, do que é visível? É da localidade efêmera (em vez da localidade física) que nascem ideias para novos produtos.Comece, então, fazendo perguntas como:
    • Quais são os componentes-chave dentro da sua indústria de turismo e que história eles têm para contar?
      • Hotéis;
      • Restaurantes;
      • Compras;
      • Atrações;
      • Clima;
    • Como esses fatores afetam a sua comunidade e qual é a interação entre eles?Por exemplo, veja:
      • Fatores Sociológicos;
      • Fatores econômicos, nacionais e internacionais;
      • Fatores políticos;
      • Segurança e proteção;
      • Fatores ambientais;
      • Educação e oportunidades educacionais;
      • Convenção e Reuniões
  • Em seguida, coloque esta informação em conjunto e use-a para conhecer os pontos fortes e fracos da sua comunidade turística.
  • Procure formas de criar novas combinações de atrações já existentes. Muitas comunidades têm atrações que são comercializadas como produtos singulares. Aproveite o tempo para pensar como essas atrações podem complementar e apoiar-se mutuamente. Desenvolva pacotes e passeios de meio dia, dia completo ou vários dias. O objetivo final é atrair visitantes para ficarem mais tempo e gastarem mais dinheiro.
  • Conheça o seu mercado. Só porque a atração lhe parece vulgar, isso não significa que o seja para potenciais clientes. As pessoas querem o que não têm, vêm, sentem ou tocam. Assim, uma pessoa que nunca ouviu o silêncio da noite de um deserto pode estar fascinada por algo que é normal para a população local. Interligue a atração à narrativa não declarada que constitui a base da sua comunidade.
  • Procure projetos que complementem temas e motivos. Não tenha medo de agrupar. Os visitantes odeiam ter que viajar grandes distâncias entre lugares na mesma cidade. Na maioria dos casos, o agrupamento, sem excesso, é bem-sucedido. Incentive o desenvolvimento que se baseia nos pontos fortes atuais.
  • Abra novas avenidas. Procure um novo desenvolvimento que, embora seja diferente do que você tem, não destruirá o sucesso das atrações atuais. Tenha em mente que alguns grupos não podem coexistir com outros subgrupos de visitantes ou podem ser inaceitáveis para a população local.
  •  Não fique “cego” a novas possibilidades. Obtenha ideias de especialistas locais e externos. Os especialistas externos não são ofuscados pelos preconceitos locais. Especialistas externos frequentemente vêm aspetos negligenciados pelas populações locais. Esses especialistas não são influenciados pelas realidades locais.
  • Quanto mais um produto turístico é parte da realidade local, mais lucro produzirá. A representação de um produto turístico colocado em uma nova realidade é chamada de “simulata”. Por exemplo, poucas pessoas podem pagar para assistir as um combate de armas, mas muitas pagam para ver a reconstituição desse acontecimento.

Novas formas de desenvolvimento de produtos turísticos:

Abaixo encontra algumas das áreas onde o turismo criou novos produtos que se baseiam nas culturas locais e tornam o mundano como único.

  • Tire vantagens do local onde mora. Se você mora numa comunidade rural crie uma experiência de tour de fazenda/quinta, mas certifique-se de que os agricultores estão a favor desta ideia antes de começar. Se você tem a cooperação dos habitantes locais, então o modelo de kibutz israelense é um ponto a considerar. Kibutzim (plural do Kibutz ou fazenda/quinta coletiva) permite que pessoas de todo o mundo possam experimentar uma comunidade agrícola rural. Não só os convidados do kibutz oferecem mão de obra gratuita e necessária, especialmente durante os períodos de colheita, mas os turistas pagam o privilégio ou aprendem a trabalhar os campos.
  • Olhe para novos dados demográficos em potencial. O turismo é uma celebração do singular e do diferente. Que dados demográficos podem se tornar um novo produto turístico? Por exemplo, sua comunidade é gay? O mercado do turismo gay continuará a crescer. Muitos homossexuais têm renda mais elevada do que a população heterossexual, mas tenha cuidado para não se generalizar. Também não assuma que porque um casal é gay, este não tem filhos. As populações gays de hoje variam de solteira a casada, da pessoa que procura viajar para conhecer novas pessoas para o casal casado gay que busca uma atmosfera familiar gay.
  • As férias entre os avós e os netos são um dado demográfico frequentemente negligenciado. Os avós adoram “estragar” seus netos com mimos e, ao levar um neto numa viagem especial. Contudo, é preciso ter atenção a alguns aspetos, como, por exemplo, os avós irão entrar em pânico se não acreditarem que o local é seguro. Este dado é um exemplo de como a segurança turística constitui uma mais-valia económica de um destino turístico.

Recent Articles and Books

Upcoming Conferences