Turismo de Saúde e Bem - estar | Tourism & More
Header image alt text

Tourism Tidbits em Português

Turismo de Saúde e Bem – estar

March 2010

O envelhecimento da população em muitas das mais avançadas partes do mundo, juntamente com curtas estadas em hospitais criou, em todo mundo, múltiplas novas oportunidades em turismo de saúde, bem – estar e recuperação. Muitas vezes conhecido como turismo de saúde, esta forma de viagem existe desde os primeiros registos escritos. As pessoas de países desenvolvidos podem viajar a países menos desenvolvidos que oferecem instalações e serviços médicos de grande qualidade, combinando os cuidados de saúde com as férias. Outros, originários de países ou regiões menos avançados na área de saúde procuram tratamentos não disponíveis na sua origem. Algumas nações como Brasil, Índia, Israel e Tailândia desenvolveram nichos de mercado nos centros médicos voltados para o turismo. Além disso, o nível de cuidado médico oferecido por uma determinada nação não está associado com a sua economia. Por exemplo, centros médicos em países em desenvolvimento oferecem serviços de saúde privados com métodos e tecnologias mais avançados. Muitas destas clínicas dispõem de médicos formados nos melhores centros médicos norte-americanos e europeus.
Não há uma fórmula para ajudar uma comunidade a decidir se o turismo de saúde é correcto para ela. Algumas comunidades interligaram seus hospitais locais com outras instalações de turismo a fim de oferecer pacotes médicos de turismo. Outros simplesmente promovem bons preços médicos, clima agradável ou excelentes facilidades no contexto da recuperação. Turismo médico pode ser regional ou internacional, baseado em necessidades a longo prazo ou a curto prazo de tempo. Para ajudá-lo decidir se turismo médico é uma ideia boa para sua localidade considere algumas das seguintes ideias:

  • - Conheça o que possui. Um bom turismo de saúde começa com um bom check – up dos recursos da comunidade. Que instalações médicas a sua comunidade oferece? Que tipos de médicos e facilidades para recuperação oferecem? Que idiomas são falados na sua comunidade? Como o clima pode impactar nas capacidades dos cuidados de saúde? Em quanto tempo pode transferir um paciente de um aeroporto local a um hospital local? Como estão coordenadas as suas ambulâncias com a indústria do turismo?
  • - Assegure-se de que seu serviço ao cliente é de alto nível. Os visitantes que vêem com necessidades de tratamento precisam de doses extras de cuidados e carinho, compreensão e compaixão. A falta de um bom serviço ao cliente pode não apenas prejudicar a nascente indústria médica como também destruí-la Para assegurar o melhor serviço médico ao cliente de turismo, os profissionais devem estar treinados não somente em serviços generalizados mas também nas necessidades especiais que cada paciente pode ter devido a sua doença. Também deve ter em conta que a família e amigos dos pacientes que vem para tratamento, também necessitarão de um serviço de qualidade mais alta do que frequentemente é oferecido.
  • - Assegure-se que a sua comunidade compreende os objectivos do turismo de saúde. Turismo de saúde frequentemente falha porque os membros da comunidade não entendem seus objectivos e benefícios. Os residentes locais podem ter uma percepção do que ele significa para trazer as pessoas em necessidade de atenção médica para sua comunidade, podem não compreender que eles são importantes para o êxito do programa, nem podem ressentir pelo facto que seus médicos locais agora atendem pacientes de fora da sua localidade. Assegure-se que fornece informações exactas de custo-benefício e trabalhe com a sua comunidade e não imponha um novo modelo a ela.
  • -Determine as razões pela qual alguém possa vir a sua localidade. Existem diversas razões porque as pessoas viajam a outros lugares para tratamento médico. Entre estes são: as pessoas podem escolher ir a outro local devido a custos mais baixos, podem procurar por serviços não disponível em sua localidade, podem necessitar viajar a uma localidade diferente devido a negação de serviços num cuidado administrado ou programa nacional de cuidado de saúde, podem procurar combinar descanso e relaxamento com um procedimento médico, e/ou que eles podem estar a procura de privacidade. Para desenvolver um programa de turismo de saúde de qualidade é essencial determinar o que conduz sua fatia do mercado e quais as razões acima pode aplicar a seu segmento do mercado médico de turismo.
  • - Observe o que os outros fazem. É tempo de ler com atenção a Web para ver o que outras comunidades oferecem. Mesmo um tempo breve na web demonstrará o vasto leque de ofertas em turismo de saúde, de cuidado dental a cirurgia plástica, de cirurgia de coração a centros que especializam-se em doenças específicas.
  • -Crie pacotes de recuperação. Por exemplo sua comunidade oferece lugares onde pode ocorrer a perda de peso? Tem centros onde as pessoas podem ir para tratamento de álcool? Frequentemente as comunidades têm mais instalações que compreendem mas nunca as combina em um pacote simples de turismo? Desenvolve actividades alternativas para as pessoas entre períodos de tratamento ou para a sua família e amigos que os podem estar acompanhando durante tratamento? Trabalha com restaurantes, centros sociais de serviços, comunidades religiosas e outros que o podem ajudar num pacote completo de recuperação? Frequentemente comunidades menores oferecem destinos out-of-the way de maneira onde as pessoas podem ir para tratamento e não é incomodado por tentações urbanas.
  • - Desenvolve centros de bem-estar. Países como Suíça há muito tempo entenderam o potencial para spas e outros centros de bem-estar. Turismo de saúde não refere-se apenas a curar pessoas que estão doente mas também ajudar as pessoas a permanecer bem. Como tal, considere combinar turismo desportivo com turismo de saúde. Desenvolva programas de bem-estar que incorporam suas facilidades médicas e desportivas com as facilidades psicológicas oferecida pela comunidade, as instituições culturais e os fornecedores de refeições. Estes pacotes oferecem benefícios de saúde a visitantes e uma nova infusão de saúde financeira na economia local.
  • -Simplifique os seu pacote de turismo de saúde como. Por exemplo, Coreia do Sul desenvolve uma ilha dedicada a turismo de saúde. Esse país também abriu centros de serviço dedicado a estes viajantes. Estes centros oferecem websites em cinco idiomas. Mesmo as pequenas comunidades podem criar brochuras de turismo de saúde que fornecem ideias sobre o que fazer, onde ir e a quem solicitar ajuda.
  • Um das partes interessantes do mercado de turismo de saúde e bem-estar é que quase qualquer comunidade pode beneficiar-se de ao menos uma parte desta tendência de crescimento. A actual desaceleração económica significa que a indústria do turismo deverá procurar por produtos novos e inovadores de turismo e turismo de saúde pode ser um deles. O controlo dos governos na área da medicina pode ser outra razão porque as pessoas procurarão ajuda médica combinando viagem e saúde.