Header image alt text

Tourism Tidbits em Português

Dicas de marketing para pequenas comunidades orientadas para o turismo

February 2012

O mês de Fevereiro é um bom mês para os destinos de viagens e turismo começarem a considerar ideias de marketing inovadoras. Os grandes destinos turísticos, geralmente, podem pagar agências especializadas para desenvolver planos de marketing. O mesmo não se aplica aos destinos menores (ou mais pobres). Muitas vezes há uma única pessoa ou uma equipe de poucas pessoas dos postos de turismo, negócios, convenções ou visitor bureaus (CVBs). Essas pessoas são, portanto, confrontadas com uma grande quantidade de tarefas e, raramente, têm tempo para ideias inovadoras. Mesmo as empresas de turismo maiores e os postos de turismo precisam revigorar seus esforços de marketing. Para ajudar a desenvolver novas ideias de marketing. O Todo Turismo oferece as seguintes sugestões.

  • Pense no seu nome e o que ele significa para o mundo. Muitas organizações da área do turismo optam pelo bonito em detrimento ao claro. Use nomes que são claros, precisos e permitam que seus os clientes saibam o que você tem, o que você oferece e o que eles podem esperar de você. Caso a sua comunidade tenha o mesmo nome de um lugar em outro estado ou país, certifique-se de que as pessoas saibam quem você é e em que estado ou país se encontra.
  • Desenvolva uma marca e seja criativo. Ao desenvolver uma marca, envolva o máximo de componentes da indústria do turismo que seja possível. Ter uma marca cross-businesses significa que a sua localidade mostrará consistência. Certifique-se de que a marca unifica todo o produto turístico de modo que sempre que um cliente tenha acesso à marca, inconscientemente, relacione à sua localidade. Não apenas o logótipo da marca deve envolver tudo que você possui, mas também deve aparecer em todas as correspondências que a localidade envia.
  • Conecte o seu site com a sua marca e mantenha-o simples. A tendência no turismo hoje é a utilização de menos flash e mais elegância e simplicidade. Sites que são difíceis de ler, muitas vezes, espantam os visitantes ao invés de atraí-los. Lembre-se também que muitas pessoas irão agora ver o seu site em seus smart phones. Isso significa que o site precisa ser visível em uma tela muito menor. Ao desenvolver um website, pense em quantas janelas drop-down são necessárias para funcionar em um smart phone e o grau de dificuldade uma pessoa terá para navegar no site. Em suma, os sites de turismo, hoje em dia, devem conter as informações essenciais de maneira simples e eficiente.
  • Lembre-se que o turismo envolve tudo da sua comunidade. Muitas vezes as pessoas envolvidas na indústria do turismo esquecem que fazem parte da comunidade local. Isso significa que o mercado não envolve apenas os visitantes de fora da cidade ou fora do país, mas também a própria comunidade local. Os visitantes não julgam uma comunidade pela eficiência ou produtividade dos seus postos de turismo, mas pelas suas experiências na comunidade. A melhor maneira de comercializar a sua localidade é ter a certeza de que as pessoas que vivem nela compreendem o seu produto turístico e estão satisfeitos com ele. Algumas de envolver a comunidade local são: criar excursões escolares para lugares locais; publicar artigos na mídia local; criar dias da valorização local, onde os moradores recebem cupons de desconto para atrações locais e restaurantes; criar opções promocionais que estimulem as pessoas a gastar uma noite em um hotel local, jantar em um restaurante novo ou ver uma nova peça da sua comunidade.
  • Desenvolva um calendário de turismo que unifique todo o produto turístico. Muito frequentemente, as pequenas comunidades realizam festivais que enchem os hotéis, mas não conseguem relacionar o festival com a comunidade empresarial local. O turismo é muito mais do que simplesmente “cabeças nas camas”. É um gerador econômico que deve tanto unificar uma comunidade quanto fazer com que ela se torne mais próspera. Para realizar tal tarefa dos agentes locais de turismo, especialmente aqueles das comunidades menores, é preciso criar esforços coordenados. Por exemplo, um evento que ocorre quando todos os negócios locais estão fechados pode trazer pessoas para a cidade, mas não vai aumentar a prosperidade econômica da comunidade e pode até mesmo prejudicá-la.
  • Cumpra o que prometer. Um dos grandes desafios no marketing turístico é a falta de credibilidade que vem do excesso de promessas. Nunca use uma foto que não seja mesmo da sua comunidade; sempre promova a si mesmo, mas faça de uma maneira que garanta que quando o visitante chegar, não irá se decepcionar. Não prometa o que não é verdade!
  • Procure atrações novas e criativas ou coisas diferentes para fazer. Um dos grandes problemas do turismo é o que fazer durante os períodos de mau tempo. Integre as suas condições climáticas em seu plano de marketing. Busque alternativas para os eventos, para caso o tempo não seja adequado, os seus visitantes não arrumem as malas e voltem para casa. Trabalhe com todos, desde os agricultores locais até os mineiros, dos teatros locais até as arenas cobertas e crie uma “brochura para o mau tempo”. Desta forma, as pessoas terão a sensação de bom tempo mesmo quando estiver chovendo.
  • Trabalhe com a mídia local para divulgar a sua mensagem. A mídia, muitas vezes, procura histórias para encher os seus jornais e os programas de notícias locais. Esta necessidade é verdadeira tanto nos locais menores, quanto nos maiores. Envie regularmente uma nova notícia para a mídia local. Reúna-se com líderes da mídia e pergunte como pode colaborar. Muitas vezes, ouvimos que os profissionais de turismo só contactam os meios de comunicação quando querem algo, ao invés de perceber que os seus meios de comunicação locais são parte integrante do seu esforço de marketing.
  • Boas informações são a base para um bom marketing. Tenha a oportunidade de encontrar com um estatístico local para saber as formas de recolher dados que são úteis para a sua comunidade. Muitas vezes, os postos de turismo gastam muito tempo e dinheiro com o desenvolvimento de questionários que produzem resultados falsos ou enganosos. É mais sensato gastar algum tempo com um estatístico profissional que possa orientar a recolha de dados, ao invés de ter informações enganosas que produzem um plano de marketing com base em premissas falsas. A melhor maneira de economizar dinheiro e tempo é fazer a sua recolha de dados sobre uma base sólida.

Recent Articles and Books

Upcoming Conferences