Header image alt text

Tourism Tidbits em Português

Maio é o mês internacional do Turismo. O que estão fazendo para marcar este mês?

May 2013

O turismo não é apenas a maior indústria do mundo, mas também muitas vezes a mais incompreendida. Muitas pessoas de fora do setor acreditam que os profissionais de turismo estão em férias permanentes. Outros queixam-se sobre o impacto negativo do turismo. Eles vêem maior tráfego nas ruas, as esperas em restaurantes e eventos culturais, e queixam-se que os visitantes muitas vezes se perdem, falam alto e até mesmo são rudes. Embora a indústria do turismo tenha realmente culpa em algumas dessas acusações, qualquer pessoa justa vai logo perceber que o turismo faz muito mais bem do que mal e sem ele muitos lugares seriam muito mais pobres, não só do ponto de vista monetário, mas também a partir de um ponto de vista cultural. Talvez uma das áreas em que o turismo precisa melhorar é na área de marketing local ou interno. Embora as autoridades de turismo façam um excelente trabalho para explicar por que suas localidades merecem ser visitadas, eles costumam fazer um trabalho menos perfeito ao traduzir a importância do turismo para a população local. Esta falta de marketing interno significa que os profissionais de turismo devem continuamente se explicar para conselhos municipais, para prefeitos e outros funcionários do governo, a fim de obter o financiamento necessário para fazer o seu trabalho corretamente. A fim de ajudá-lo a comercializar a indústria do turismo para a população local, o Todo Turismo oferece as seguintes sugestões:

Saiba sobre a sua história no turismo. É essencial que os profissionais de turismo entendam a sua indústria no macro (nível mundial), bem como o nível micro (local). Em muitos lugares ao redor do mundo, o turismo é parte vital da sua economia. Desde 1980 (Declaração de Manila sobre o Turismo Mundial, 1980), estudiosos e líderes políticos passaram a entender que o turismo é “uma atividade essencial para a vida das nações por causa dos seus efeitos diretos sobre os setores social, cultural, educacional e econômico das sociedades nacionais e em suas relações internacionais.”

Saiba quanto o turismo traz para a sua localidade, na forma de: (1) bens e serviços, (2) oportunidades de emprego, especialmente para os jovens, (3) renda acrescida ao setor de transporte, tanto no nível local (ônibus e táxis) e em nível nacional e internacional (ônibus interurbanos, trens e aviões); que contribui para as receitas fiscais através de impostos sobre gás e outros serviços de viagens, forma a espinha dorsal da indústria hoteleira local, contribui para as indústrias recreativas e culturais em locais como parques de diversões, concertos, museus, cassinos e teatros, e é um fator importante em centros comerciais e outros locais de visitação.

Saiba a importância do turismo a nível mundial, nacional, estadual ou provincial e local. Embora seja verdade que toda a política é local, os políticos locais gostariam de fazer parte de movimentos em todo o mundo. Por exemplo, a Organização Mundial do Turismo (OMT) relata que pelo menos um bilhão de turistas viajaram o mundo em 2012, marcando um novo recorde para o turismo internacional – um setor que responde por um em cada 12 postos de trabalho e 30% dos serviços do mundo. Sozinho, o turismo internacional produz receitas na casa dos trilhões de dólares. Estes números não levam em conta o turismo nacional ou doméstico. Se estes números fossem incluídos, os valores seriam muito maiores.

Saiba o que sua indústria de turismo local produz. Certifique-se de que seus números são precisos e exatos. Não exagere e seja capaz de defender o que você indica. Certifique-se de que o público está ciente de que se a sua comunidade não tivesse o turismo quanto dinheiro ela perderia, quantos empregos seriam perdidos e quanto os impostos teriam de ser aumentados para substituir a renda perdida do turismo.

Observe o impacto do turismo sobre a qualidade de vida na sua localidade. Sem o turismo as suas atrações locais poderiam sobreviver? Quantos restaurantes iriam fechar se os habitantes locais perdessem os seus empregos e tivessem que pagar impostos mais altos para substituir as receitas do turismo perdidas? Haveria receita fiscal suficiente para manter parques locais e outros serviços essenciais da cidade?

Apesar de todos esses pontos positivos, muitas pessoas ainda não sabem o valor do turismo. Para ajudar a passar esta informação, considere:

Enviar um memorando semanal para os cidadãos da sua comunidade. A maioria das pessoas não tem idéia do que os profissionais de turismo estão fazendo para eles. Encontre uma maneira de se comunicar diretamente com o seu público. A comunicação pode ser tão simples como um pager ou mais elegante, mas permite que as pessoas saibam que você está ativo. Estes memorandos podem ser na forma de um blog ou um artigo de jornal, um relatório na televisão ou rádio ou através de e-mail para a comunidade. Você também pode escrever uma coluna de jornal. Essa coluna não só educa o público sobre o turismo, mas também informa a eles sobre o seu trabalho e os sucessos e os desafios que a comunidade enfrenta.

Estar envolvido em sua comunidade. Com muita freqüência, os profissionais de turismo pedem mais da sua comunidade do que a comunidade acredita que eles estão dando para elas. Embora essa percepção raramente seja verdade, assim como qualquer outra percepção, pode tornar-se verdade em suas conseqüências. Lembre-se de que quanto mais você é visto, mais as pessoas tendem a vê-lo como “uma instituição pública.” Fazer trabalho voluntário em torno da cidade proporciona visibilidade e constrói o capital social.

Ser uma pessoa do povo. As pessoas trabalham melhor com pessoas que gostam. Pelo menos uma vez por semana, ande pelas ruas da sua comunidade, ouça o que as pessoas têm a dizer e deixe claro para eles que você se preocupa com seu bem-estar.

Peça a opinião das suas colegas. Muitas vezes, o brainstorming não lhe proporciona idéias novas, mas ajuda a fazer com que as pessoas se sintam como parte da sua equipe. Quanto mais alguém se sente “parte de você”, mais provável é que a pessoa vá apoiá-lo.

Nunca ter medo de admitir erros! Nada pode minar mais a sua credibilidade do que uma falta de transparencia . A maioria das pessoas entende que pessoas ativas cometem erros, mas uma vez que você está preso em uma mentira, então começa ter problemas sérios.

Não ter medo de dizer que não sabe. Não se espera que o CEO saiba tudo. Quando estiver em dúvida, chame um especialista. Ao perceber o que você não sabe, procurar um bom conselho é muito melhor do que causar um grande erro que pode custar dinheiro para reparar e talvez até mesmo o seu trabalho.


Recent Articles and Books

Upcoming Conferences