Header image alt text

Tourism Tidbits em Português

Marketing em tempos bons e difíceis

February 2014

O marketing nunca é fácil, especialmente quando estamos vendendo um produto não-tangível e muitas vezes considerado superficial ou não-essencial. Muitos consideram assim o produto turístico. É o trabalho do profissional de marketing turístico convencer o público de que um período de férias é mais do que um mero desejo, mas também uma necessidade. Em 2013 o Conselho de Administração da American Marketing Association aprovou a seguinte definição para o marketing: Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os clientes, parceiros e sociedade em geral (Aprovado Julho de 2013).

A definição é mais difícil para o profissional de marketing turístico do que parece à primeira vista. O profissional de marketing turístico não só deve provar aos seus potenciais clientes que o seu produto tem valor, mas em uma indústria de compósitos, não há um produto. A experiência turística começa no momento em que o cliente (turista, visitante) sai de casa e continua até que ele / ela volte para casa. Ao longo do caminho, o profissional de marketing turístico deve lidar com uma variedade de produtos que vão desde a experiência no terminal aéreo / ônibus / trem (ou, no caso de um veículo particular: Experiência na estrada através do restaurante, atividade e experiência de hospedagem). Para tornar as coisas ainda mais complicadas, não há um tipo de cliente único e cada consumidor do turismo tem diferentes expectativas, diferentes desejos e necessidades. Marketing, portanto, nunca é fácil, mesmo durante períodos de crescimento econômico. Durante tempos menos prósperos, o marketing do turismo não é apenas um desafio, mas também essencial. Para ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de marketing, o Todo Turismo oferece as seguintes ideias:

  • Desenvolva um orçamento realista e aprenda a viver com ele. Um dos grandes erros do marketing é gastar mais do que pode. Seja frugal em como você gasta seu dinheiro do marketing. Pergunte-se se a taxa esperada de retorno do dinheiro que você gasta é realista e se o grupo social que está focando está de acordo com as técnicas de marketing que está usando.
  • Saiba o que representa no mercado. É incrível como muitas organizações estão confusas quanto ao que o seu negócio-base é. Por exemplo, é uma companhia de transporte aéreo, viagens ou um destino? No turismo, é raro  comercializarmos simplesmente o relaxamento, o nosso produto mais comum são memórias. Isso significa que o marketing deve incluir não só o que o visitante recebe durante a experiência, mas também o que o visitante leva da experiência.
  • Saiba em que grupos demográficos está mais propenso a ter sucesso. Diferentes grupos de visitantes querem experiências diferentes e levar diferentes experiências. É essencial que o seu marketing corresponda com as características demográficas. Visitantes mais velhos querem uma experiência muito diferente que a dos visitantes mais jovens. Os dados demográficos deverão ser discriminados por idade, sexo, hoje a denominada orientação do gênero, os desejos e as necessidades culturais, a distância a ser percorrida, grupos econômicos. Nenhum destino turístico pode ser tudo para todas as pessoas. O sucesso é definido por correspondência da oferta de turismo com o grupo demográfico correto.
  • Não dependa de qualquer forma de marketing: Aprenda a usar as redes sociais. As redes sociais são uma ótima ferramenta para alguns grupos demográficos. É um erro agrupar todas as redes sociais em conjunto. As redes sociais têm muitas formas e essas formas experimentam o seu ciclo de vida próprio no mercado. Por exemplo, algumas formas de rede social que estavam em voga entre os menores de 25 anos há apenas alguns anos atrás, agora são apenas consideradas relevantes pelos membros desta geração hoje. O uso das redes sociais, então, significa estar no topo das tendências atuais e saber não somente qual grupo está presente nas redes sociais, mas também, talvez mais importante, permite que as redes sociais influenciem a sua tomada de decisão e acredite nas redes sociais.
  • Não se esqueça de usar o boca-a-boca. O Boca-a-boca é uma ferramenta eficaz, especialmente quando se trata-se de marketing para um mercado mais educado e de alto nível. Embora seja mais lento para alcançar grandes quantidades de potenciais clientes, essa ferramenta pode ser altamente eficaz. Marketing boca-a-boca não é simplesmente um fenômeno casual. De fato, estima-se que a grande maioria dos produtos são comprados porque alguém disse algo sobre ele. A melhor propaganda boca-a-boca é baseada em um plano claro. Aqui estão algumas dicas para considerar o boca-a-boca e lembrar que requer um pensamento com muita criatividade:
    1. É gratuito e, portanto, podemos ver o marketing boca-a-boca como um grande nivelador, especialmente para as pequenas empresas que não têm um grande orçamento de publicidade;
    2. Para obter a sua narrativa na esfera pública se certifique de que você vive a sua história. Por exemplo, se uma das coisas que você quer que as pessoas falem é sobre o seu excelente serviço ao cliente, certifique-se de que fornece um serviço excelente. O objetivo é ter uma marca ou narrativa e, então, viver a narrativa;
    3. Dê a seus clientes a sensação de que eles são parte de você; para que a narrativa pertença tanto a eles quanto a você. Você pode conseguir este objectivo dando às pessoas a sensação de que eles são “insiders” e parte da sua família nos negócios. Para fazer isso, você precisa perguntar aos seus clientes as suas opiniões e, em seguida, relatar as respostas de volta para eles. Se os clientes querem ver uma mudança, então reconheça a sua comunicação e demonstre que se importa com o que eles dizem.
    4. Reúna-se com alguns de seus clientes. Convide-os a ter uma conversa  cara a cara com a sua diretoria executiva; permita que eles saibam que estão no mesmo time que você.
    5. Ouça mais e fale menos. Quanto mais você ouvir, mais os outros vão falar de você. Obtenha o feedback dos clientes de uma maneira discreta e educada e mostre que você se importa e indústria da hospitalidade não é nada sem cuidado.
  • Compita contra você mesmo e não contra seus colegas. O bom marketing não é o marketing negativo. Usar o marketing negativo pode funcionar em campanhas políticas, mas raramente no turismo. O melhor marketing é quando você é capaz de demonstrar ao público que a sua grande oferta tornou-se ainda melhor. Isso significa que você tem que saber o que as suas ofertas são e o que significa “melhor” para o seu público.
  • Você tem que estar aberto para fazer negócio. Muitas lojas, especialmente nas comunidades menores, têm horários irregulares. Bom marketing não faz sentido se você não pode chegar a uma pessoa. O mesmo é verdadeiro para as grandes empresas que colocam as pessoas em espera por longos períodos de tempo, têm call centers onde as pessoas que trabalham não falam a língua local ou dão a impressão de que aquilo é apenas um trabalho. Se você não estiver disponível, os seus esforços de marketing não poderão ter sucesso.
  •  Olhares e a forma como o pessoal age, importa. Como você interage com o público importa. Isso significa que as pessoas devem olhar e falar de uma forma profissional. Nenhum cliente julga o seu negócio de turismo sobre o que você diz ser mas sim naquilo que o cliente observa sobre você. O turismo tem a ver com o bom serviço e o melhor marketing acontece quando fazemos aquilo que dizemos que fazemos e permitimos as pessoas a viverem os nossos sonhos coletivos.

Recent Articles and Books

Upcoming Conferences