Header image alt text

Tourism Tidbits em Português

O Turismo Desportivo

April 2010

Existem poucas dúvidas de que o Desporto e o Atletismo possuem um papel importante no turismo. Muitos jornais mundiais dedicam mais espaço a notícia de desporto do que notícias internacionais e acontecimentos desportivos importantes tal como Copa do Mundo de Futebol, os Jogos Olímpicos, o Campeonato Nacional de Beisebol e o Super Bowl tornou-se mais que passatempos nacionais mas também real ou quase real feriado nacional. Tanto jovens quanto idosos idolatram figuras de desportos como modelos, tanto que quando uma figura de desporto acaba infringindo a lei ou numa situação de crise moral tornam-se notícia importante.

De uma perspectiva do turismo, os desportos realmente são dois commodities diferentes, o commodity passivo chamado “espectador do desporto” e o commodity activo chamado “desportos participativos”. Os espectadores dos desportos são realmente partes das indústrias de divertimentos, aliás alguns afirmam que universitários do sistema de desportos dos EUA como atletas universitários são tantos animadores como são estudantes. Estes jogos atléticos existem como libertações de emoção e permite que as pessoas discutam assuntos “seguros” e “não-controversos”. Desportos participativos, tal como esqui, natação, ou jogging, podem ou não ter um lado competitivo, a depender de exigir que o participante aumente a sua habilidade e força física. Neste último, o êxito de categoria não é dependente no outro mas antes na habilidade e sorte do próprio desportista. Tanto o espectador como o participante desportivo podem desempenhar um papel importante numa indústria de turismo da comunidade e em sua qualidade de vida.

Desta forma, os desportos são um gerador importante de turismo. Milhares de pessoas assistem acontecimentos desportivos importantes tal como Super Bowls ou Jogos Olímpicos e sua presença gera muita renda, não apenas para as equipas mas também para as indústrias de turismo que servem destes espectáculos desportivos. Os hotéis, restaurantes, clubes nocturnos, transportes são apenas alguns sectores da indústria de turismo que beneficiam-se destes acontecimentos desportivos. Não como os desportos profissionais importantes, os desportos ligam a educação tal como nos Estados Unidos atletismo universitário traz milhares de adeptos à comunidade anfitriã e no período que antecede e procedem o jogo produzindo uma grande quantidade de rendimento económica.
Ao meio entre o desporto profissional e desportos académicos e desportos participativos é o que pode ser chamado de desporto de liga. Estes torneios podem ser especialmente úteis a uma indústria de turismo em períodos de baixa estação e os jogadores frequentemente trazem suas famílias inteiras. Para ajudá-lo desenvolver um programa de turismo de desporto adequado para a sua comunidade considere algumas seguintes ideias:

  • - Determina que instalações da sua comunidade têm e constrói seu programa de turismo desportivo em torno do melhor que pode oferecer. Oferece aos seus visitantes as melhores instalações e equipamentos possíveis. Se constrói seu programa de desportos e torno de actividades participativas então disponibiliza os equipamentos desportivos. Por exemplo, um campo de golfe que não fornece equipamentos podem servir bem a população local mas pode não conseguir tornar-se uma atracção de turismo se visitantes não podem alugar equipamentos facilmente.
  • -Visitantes, especialmente os que vêm por razões desportivas ou atléticas, tendem a responder a seu ambiente. Cerque suas instalações atléticas com ambiente agradável, não apenas para desenvolver um ésprit de corps, mas também incentivar as pessoas permanecer no povoado após o término do evento desportivo.
  • - Conheça as condições sob as quais as equipas de torneio têm que competir. Há talvez nada mais destrutivo para uma reputação de turismo desportivo de uma localidade do que pegar seus convidados de surpresa. Os atletas querem saber o que esperam, em que condições irão jogar e que desafios encararão.
  • - Turismo Desportivo, assim como outras formas de turismo, exige que sejam mantidos boas listas de comunidade e números de emergência. Todos acontecimentos desportivos têm um elemento de risco. Assegure-se que os atletas visitantes sabem como ir a um serviço médico, quais restaurantes servem comidas antes e depois dos jogos, e se os check outs de hotel podem ser coordenados com os horários dos eventos. Saiba dos riscos dos tipos de acontecimentos desportivos que promove.
  • - Seja sensível à idade. Especialmente se promove actividades atléticas participativas saiba quais são as necessidades especiais com que você pode ser desafiado. O bufê para os atletas mais velhos deve ser diferente do que daqueles que lidam com visitantes ou entusiastas desportivos mais jovens. Cada comunidade orientada para o turismo desportivo deve saber como encontrar farmácias de 24 horas, salas de hospital de emergência, e médicos e dentistas dispostos a aceitar emergência.
  • - Use o desporto para ensinar novas habilidades para as pessoas. Muitas pessoas amam combinar viagem com realçamento de habilidade. Considere o desenvolvimento de listas de atletas, atletas profissionais reformados ou centros educacionais que podem estar dispostos a aceitar turistas para ensino ou ajudando-os a melhorar uma habilidade atlética particular. Aprender uma nova habilidade atlética não apenas pode ser benéfico para os níveis de tensão da pessoa, mas também pode ensinar trabalho em equipa e oferecer uma nova perspectiva em vida. Há inúmeras “escolas de desportos” em todo o mundo que aceita tanto grupos quanto indivíduos. Por exemplo, a Academia de Futebol Pierre de Coubertin de Portugal, localizada em Santa Maria da Feira, somente fora do Porto ensina indivíduos como incorporar a arte do futebol numa vida de negócios pessoal, ou fornecer a pessoa uma chance de dimnuir o estresse com o futebol durante o dia e com uma taça de vinho português à noite. Estes centros de realçamento de habilidade são uma grande forma de incrementar o potencial de turismo da comunidade.
  • - Conheça as consequências legais de qualquer evento e pratique uma boa gestão de risco. Na sociedade actual, onde litígio tornou-se um estilo de vida, cheque com os seus escritórios de direito acerca da necessidade de cancelamento, ao hospedar eventos desportivos importantes ou ao incentivar out-of-towners a visitar a sua comunidade para razões recreativas.
  • - Use o Turismo desportivo para dar uma nova imagem para a sua comunidade. O atletismo fornece a comunidade uma imagem dinâmica. Use o turismo desportivo como uma forma de se espalhar em cada aspecto da imagem da comunidade.

Recent Articles and Books

Upcoming Conferences