Header image alt text

Tourism Tidbits em Português

Preparado para os Grandes Eventos

July 2012

Neste verão os olhos do mundo estarão voltados para Londres, Inglaterra, por conta dos Jogos Olímpicos. O evento esportivo começa em 27 de julho e prossegue até 12 de agosto. Não é preciso dizer que um evento tão importante, mesmo para uma cidade tão grande como Londres, não é uma questão simples. Organizar um evento tão grande não é fácil. Por exemplo, as Olimpíadas terão mais de 23.000 profissionais de segurança e estima-se que a segurança vai custar mais de um bilhão de libras esterlinas britânica. (Cerca de US$ 1,6 bilhões de dólares). Na verdade o custo da execução de um grande evento é tão grande que há uma piada que diz que as cidades que perderam a sua candidatura olímpica são na verdade as vencedoras. Como em qualquer grande evento, o que realmente importa não é o seu custo inicial, mas imagem gerada por ele. Se um evento for bem-sucedido, o seu impacto a longo prazo é tal que o local ganhará mais do que o investimento inicial realizado.

Por outro lado, se o evento tem um grande problema ou uma publicidade negativa, então o investimento foi não apenas um erro, mas o local deve estar preparado tanto para publicidade negativa quanto para uma potencial agitação política. Embora a maioria das cidades nunca vá sediar um evento tão grande quanto uma Olimpíada, os Grandes Eventos fazem cada vez mais parte da oferta turística das localidades. Na verdade, podemos argumentar que a partir da perspectiva do gestor do evento, cada evento é um grande evento, e sempre que as pessoas vêm para a sua comunidade irão julga-lo como se tratasse de um evento olímpico.

A partir desta perspectiva, sempre que uma cidade ou localidade acolhe um evento, seja ele um evento esportivo, político ou empresarial, o evento deve ser visto como um grande evento. Para ajudar na preparação dos seus eventos (não importa o tamanho), o Todo Turismo oferece as seguintes sugestões:

Eventos Políticos e Esportivos

Basta ler qualquer jornal pelo mundo para compreender o impacto dos esportes para o público. Por exemplo, a Copa do Mundo de Futebol é, provavelmente, evento mais visto no mundo. Apesar de poucas cidades sediarem os Jogos Mundiais de Futebol, as localidades costumam organizar uma variedade de eventos esportivos e políticos. De jogos de futebol profissional a futebol da faculdade, de partidas de tênis a encontros de natação, de convenções políticas a comícios eleitorais, cada um desses eventos desempenha o seu papel na indústria do turismo. Ao se preparar para um evento esportivo ou político, não importa o seu tamanho, devem ser consideradas as seguintes questões para transformar o evento em uma experiência interativa e inesquecível:

  • Eventos esportivos contribuem não só para a economia, mas também para a saúde da sua comunidade. O desejo de boa saúde significa que o corpo também é parte do turismo de desporto. Em seus folhetos de turismo certifique-se de listar onde as academias estão localizadas e onde há instalações esportivas públicas que estão abertas ao público. Não se esqueça de listar os horários atualizados e os custos de entrada.
  • Conheça as condições das instalações esportivas da sua comunidade. Talvez não haja nada mais destrutivo na uma indústria turística quanto enviar alguém para uma instalação esportiva que se encontre em estado de abandono. Se a piscina da sua comunidade está em más condições, é preferível não fazer propaganda da piscina. Se as suas instalações esportivas não estão adequadas, o melhor é não promovê-las.
  • Mantenha uma lista de médicos e os números de emergência em locais onde ocorrem eventos esportivos. Todos os eventos esportivos envolvem um risco. Este risco é ainda maior para o turista já que pode não saber onde procurar ajuda médica em caso de emergência. As matérias postadas devem incluir as farmácias 24 horas, emergência de hospital, médicos e dentistas dispostos a atender os visitantes.
  • Considere as consequências jurídicas dos eventos esportivos. Na sociedade de hoje, onde o litígio tornou-se um modo de vida, consulte os escritórios de advocacia antes de organizar eventos públicos. É sempre uma boa ideia rever, junto com a sua equipe legal, todas as instalações esportivas que você promove.
  • Quando se trata de pequenos eventos, melhore o reconhecimento do seu nome. Não perca a oportunidade de obter um maior reconhecimento do nome dos locais onde ocorrem os eventos esportivos e torneios. Notifique a mídia, com bastante antecedência, acerca do evento e obtenha bons resultados, colocando fotos de campeões locais em jornais, na televisão e no seu site.

Eventos de Negócios e Familiares

Eventos familiares e eventos comerciais, como feiras, têm sido uma parte importante da indústria do turismo. De casamentos a bar mitzvahs, de reuniões familiares a reuniões empresariais e convenções, esses eventos geram uma grande quantidade de renda para as economias locais. As feiras e reuniões de negócios podem ser organizadas por grandes empresas que envolvem dezenas de milhares de pessoas; por outro lado, um evento familiar ou empresarial é muito mais íntimo. Em todos os casos essas são oportunidades não só para fazer dinheiro, mas para mostrar a sua comunidade e obter ganhos com os visitantes.

Do ponto de vista da indústria do turismo, esses eventos empresariais e pessoais oferecem uma série de importantes desafios e oportunidades. Por exemplo, mesmo uma feira de negócios de pequeno ou médio porte pode atrair até 10.000 pessoas de fora da cidade, que irão ocupar os quartos de hotel e comer em estabelecimentos locais. Pelas muitas das razões acima mencionadas, os profissionais de turismo competem para ganhar quotas de mercado. Eles também perceberam que as pessoas que vêm à sua comunidade para participar de feiras podem retornar mais tarde para o lazer e entretenimento.
A fim de obter melhores resultados através destes eventos, considere:

  • Forneça informações claras e precisas sobre os serviços que a comunidade local pode oferecer. Certifique-se de que a informação sobre a sua comunidade aparece em um tamanho de fonte que é de fácil leitura para a maioria das pessoas. Crie uma lista com informações secundárias que podem ser analisadas junto com os organizadores dos eventos antes do seu início.
  • Não supervalorize aquilo que realmente pode fazer. Muitas comunidades “abocanham” mais do que podem mastigar. Lembre-se que o sucesso de uma feira de negócios não é determinado apenas pelo que acontece dentro do show, mas também o que acontece fora dele.
  • Use a segurança como uma ferramenta de venda para atrair reuniões de negócios, feiras e eventos familiares. Incentive as pessoas a considerarem férias após a presença em eventos ou reuniões familiares. Estes eventos são lugares onde todos os tipos de mercadoria estão disponíveis e são alvos fáceis para furto. Uma maneira de atrair novos eventos é demonstrar que há um plano de segurança total e que o departamento de polícia local é treinado em questões de segurança do turismo.
  • Seja generoso. Considere dar sacolas com promoção de produtos e serviços locais, cartazes interessantes e atualizações regulares de informação sobre coisas para fazer antes e depois das horas das feiras. Certifique-se de que a sua comunidade é parte da mostra de comércio local, reunião de negócios ou familiares, em vez de ser somente uma localização passiva onde eles ocorrem.

No caso das convenções e feiras de negócios, pergunte a si mesmo quem está exibindo em sua comunidade e quais as necessidades especiais desses expositores. A melhor maneira de atrair mais feiras e convenções é demonstrar que você entende as necessidades dos anfitriões e que tem um plano para atendê-las. Demonstre ao organizador da feira que você entende do seu público-alvo e da mensagem que eles estão tentando transmitir. Aproveite o tempo para perguntar aos organizadores como irão definir um programa de sucesso e que parte da indústria do turismo local pode estar envolvida no sentido de garantir que eles cumpram os seus objectivos.
Lembre-se que há realmente dois shows ocorrendo ao mesmo tempo. O primeiro é a feira real, em que os comerciantes estão expondo os seus produtos. O segundo é a sua comunidade que está também em exposição. Para obter bons resultados, use o toque pessoal e um senso de cuidado para distinguir a sua comunidade das outras que também estão buscando atrair esse mesmo negócio.


Recent Articles and Books

Upcoming Conferences