Header image alt text

Tourism Tidbits em Português

Turismo Religioso e de Peregrinação

December 2009

O mês de Dezembro é uma temporada do ano em que muitas pessoas estão orientadas a fé. As actividades baseadas na fé, no entanto, não são um fenómeno apenas de uma vez por ano. A realidade é que a religião e a fé são grandes negócios e têm um grande impacto na indústria turística. Uma das formas mais antigas de turismo é o religioso ou como agora se conhece, turismo baseado na fé. A Bíblia retrata às viagens a Jerusalém ao menos três vezes por ano para cada um dos festivais de colheita Bíblica. Do mesmo modo o mundo islâmico é famoso pelo Hajj ou pela peregrinação à Meca. Outras cidades ao redor do mundo desenvolveram espaços de turismo religiosos tais como Fatima em Portugal, e Lourdes na França. Embora existam muitas diferenças entre a viagem de fé para espaços religiosos e um parque temático, é bastante interessante o fato de que hajam muitos paralelos entre o que poderiam parecer ser dois elementos diferentes. Por exemplo, na actualidade (e do que podemos aprender de textos antigos, também no mundo antigo) tanto os espaços religiosos como os parques temáticos produzem indústrias secundárias. Sejam estes, a indústria das lembranças ou a indústria da hospitalidade, uma série de indústrias dependentes se desenvolvem rapidamente ao redor do lugar. Em segundo lugar, cada um deve crer que a peregrinação tem sentido com um parque temático. Portanto ir a um parque temático ou a um espaço de peregrinação religiosa é um exercício mais de emoção que de conhecimento.

O turismo religioso ou baseado na fé, no entanto, não está restrito apenas as peregrinações. A viagem baseada na fé toma lugar em eventos de ciclos de vida, por trabalhos de missionários ou projectos de interesses humanitários e por convenções religiosas.

Apesar de que a psicologia social do turismo religioso se baseia na emoção, o turismo baseado na fé é um grande negócio. Para ajudá-los a lidar com esta tendência crescente do turismo, aqui oferecemos alguns comentários essenciais para ajudar aos profissionais do turismo.

  • - O turismo religioso é um grande negócio. Se estima que apenas nos Estados Unidos 25% dos viajantes estejam interessados no turismo religioso. Quando se evidencia o aumento no número de pessoas que viajam a convenções baseadas na fé, ou actividades baseadas na fé tais como casamentos, bar mitzvas e funerais, o número se volta extraordinariamente grande. Na actualidade o Turismo Religioso Internacional é um dos segmentos de viagem de maior crescimento. Se estima que o turismo religioso tem um valor de $18 bilhões de dólares americanos e 300 milhões de viajantes.
  • - O turismo baseado na fé, apesar de que esteja dominado por um grupo ou grupos de afinidade também está ganhando terreno entre as viagens de ócio. Especialmente entre os jovens (àqueles que componham uma terceira parte dos visitantes do turismo baseado na fé) há um grande número de pessoas que buscam aspectos espirituais em suas férias. Pense em quais áreas de sua comunidade oferecem a oportunidade de incrementar a auto percepção ou a espiritualidade.
  • - As viagens com motivação religiosa são em geral menos sujeitas às flutuações económicas. Porque os turistas baseados na fé são viajantes comprometidos que tendem a economizar para essas experiências religiosas e suas viagens apesar do estado económico. Os turistas de fé tem diferentes motivos para viajar. Por exemplo, o viajante baseado na fé geralmente viaja como parte de uma obrigação religiosa ou para completar sua missão espiritual. O viajante baseado na fé pode oferecer um fluxo estável de ingresso à economia turística local.
  • - O Mercado religioso e baseado na fé tem a vantagem de atrair as pessoas ao redor do mundo, de todas as idades e de todas as nacionalidades. Os profissionais do turismo deveriam estar conscientes de que este mercado pode duplicar-se no ano de 2020, para agregar-se a este número muitos viajantes baseados na fé preferem viajar em grupos que de maneira individual.
  • - Os profissionais conscientes desta classe de turismo religioso farão o máximo por este Mercado. Desde as companhias aéreas até os hotéis, àqueles profissionais do turismo que são sensíveis as necessidades religiosas farão melhor seus trabalhos. Entre as coisas a considerar estão os tipos de comida que são servidas, as classes de música que se tocam e às actividades realizadas. Assim como em outras formas de turismo é essencial conhecer o mercado. Por exemplo, as companhias aéreas que não oferecem alimentos vegetarianos podem perder uma porção do mercado baseado na fé cuja religião apresentam restrições alimentarias específicas.
  • - Um recente estudo apresentado pela Imprensa Associada mostrou Israel na preferência número um dos turistas baseados na fé. Seguido da Itália e logo da Inglaterra, o turismo baseado na fé se deve construir entorno a um espaço de peregrinação. Não há dúvida que ajuda ter um centro religioso importante como Jerusalém, Meca ou Roma, a maioria dos locais nunca terão elementos assim com tanta representatividade. A ausência de um centro religioso não significa, no entanto, que esse lugar não possa desenvolver um turismo baseado na fé. Florida criou sua própria terra Bíblica, e muitas cidades ao redor do mundo encontraram maneiras de incorporar férias religiosas em seu produto turístico.
  • - Conecte suas indústrias secundárias com o turismo baseado na fé. Frequentemente a espiritualidade que buscam os visitantes se perdem no nível das indústrias de suporte. Durante os períodos de turismo religioso é essencial que os hotéis e restaurantes se conectem com as comunidades de arte e de cultura para desenvolver produtos baseados na fé evitando a produção de ofertas não relacionadas.
  • Os espaços turísticos de pequena dimensão devem esperar ao menos algum tempo para desenvolver um turismo baseado na fé local. Costumeiramente os profissionais do turismo tem pouco que ver com a comunidade baseada na fé. Aproveite o tempo para conhecer os líderes religiosos locais, faça perguntas e atraiam visitantes para eventos familiares, retiros religiosos, ou estudos baseados na fé. Habitualmente as pessoas se sentem desconectadas da comunidade turística e têm uma grande quantidade de conhecimento de marketing e de experiência para compartir. Enquanto trabalha com estes líderes religiosos veja se você pode desenvolver um plano de negócios conjunto e nunca esqueça de perguntar-lhes como pode você ajudar como profissional do turismo para cada um desses planos.

Existem fontes novas e emocionantes. Por exemplo no site <http://www.grouple.com/>www.grouple.com existe um link dedicado ao turismo religioso. As principais instituições religiosas também mantêm centros de viagens para a sua comunidade de fé.


Recent Articles and Books

Upcoming Conferences