Header image alt text

Tourism Tidbits em Português

Viagens de Inverno e o Turismo

February 2009

Grande parte do mundo vive ou viaja em climas que são especialmente inapropriados durante os meses de inverno. Devido ao fato de que muitas companhias aéreas usam um sistema de vôo com escalas as viagens no inverno podem ser especialmente complicadas. Não apenas uma simples tormenta de neve pode afetar um sistema de transporte aéreo, sim também, o impacto da tormenta pode ser sentida a milhares de quilômetros de distância devido as demoras do trafego, a impossibilidade de mover materiais ou o simples fato de que os viajantes podem ser forçados a permanecer em um lugar (ainda que seja em uma zona quente) por mais tempo do esperado. Os profissionais de inteligência que trabalham no turismo devem desenvolver um plano de turismo de inverno não importando onde se encontre ou qual sejam as condições climáticas de sua própria localidade. O planejamento do mal tempo no inverno é tão importante em climas quentes (onde pode passar que os viajantes não possam voltar a casa) como em climas mais frios onde os invernos podem ser terríveis. Lembre que o tempo ou a perda de tempo especialmente durante os meses de inverno conduz os visitantes frustrados a um maior nível de stress como inclusive pode produzir uma violência física.
Para ajudá-lo a desenvolver um plano de risco relacionado com o inverno, Turismo & Mais lhe oferece as seguintes sugestões. Observe que um plano de risco no inverno não é muito diferente de outras situações de emergência múltiplas e podem ser aplicadas a muitas outras situações.

Alguns princípios básicos

A diferença de outras formas de risco, os profissionais da indústria do turismo geralmente não diferenciam as duas classes de riscos de segurança. Ambos riscos sendo manejados inadequadamente destruirão a industria turística local. Portanto para preparar-se diante uma emergência climática verifique os termos de segurança.

  • Faça uma análise completa do risco. Onde você está mais exposto a perder? Que técnicas você está usando para minimizar tais perdas? Com que freqüência são implementadas essas técnicas? Pode você demonstrar que foram monitorados os resultados? É possível comparar esses resultados com os resultados de anteriores monitoramentos?
  • Faça uma lista de cada perigo em que esteja exposta a sua industria turística local e ordene esses perigos. Então divida os perigos por estação. Que riscos especiais existem durante os meses de inverno? Em que são diferentes os riscos de inverno dos riscos de outras estações? Não existe forma de eliminar todos os riscos, portanto existe a necessidade de ordená-los. Primeiro ordene quais riscos de fato podem acontecer, logo ordene quais riscos seriam mais devastadores para seu escritório, negócio ou comunidade. Pode dividir estes riscos em quatro categorias. Estas são:

Baixa probabilidade de que ocorram e baixo impacto se o risco ocorre;

Baixa probabilidade de que ocorram e alto impacto se o risco ocorre;

Alta probabilidade de que ocorra e baixo impacto se o risco ocorre;

Alta probabilidade de que ocorra e alto impacto se o risco ocorre.
Trabalhe primeiro com os riscos que tem maior probabilidade de que sucedam e além disso com alto impacto. Aqueles com baixa probabilidade de que ocorram e baixo impacto se devem trabalhar por último. Ordene cada risco mencionado na introdução que se encontra acima.

 

  •  Quando fizer as avaliações de riscos determine não apenas as estratégias de recuperação como também as estratégias para evitá-los. Geralmente esquecemos que a melhor maneira de recupera-se de um risco é evitando sua ocorrência. As avaliações sempre devem incluir o quanto possível para garantir a autosegurança, uma lista de software e hardware que seja eficaz, que suporte técnico é necessário, que preparações políticas são necessárias, e como seu orçamento deveria suportar o risco. Por exemplo, se você tem que despedir empregados, poderá recontratá-los? Qual é o custo para buscar novos empregados, ou qual é o custo diante uma baixa moral dos seus empregados? E qual é o custo para uma nova fase de treinamentos?

Se você vive em um clima frio

  • Comece a planejar para o inverno antes de que chegue. Em caso de que não haja lista dos desafios para o inverno. Por exemplo, como operará seu negocio se o pessoal não puder chegar devido ao mal tempo? Desenvolva um plano de limpeza e assegure-se de que dispõe de materiais suficientes e de combustível. Se você não tem um plano, desenvolva seu plano de gestão de riscos e veja como pode adaptar este plano a suas necessidades especiais de inverno.
  • Revise seus planos com vários profissionais. É uma boa idéia revisar os planos de inverno com todos, desde os serviços médicos até a policia. Geralmente os agentes de segurança podem fornecer informação de ajuda em relação aos problemas potenciais e suas soluções.
  • O inverno é o tempo de assegurar-se de que nada vai mal com suas estruturas. Chame aos especialistas para revisar o teto, assegure-se de que esteja bem. Relembre que os turistas necessitam cuidados extras e compaixão durante os meses de inverno. Não apenas necessitam de que suas estruturas estejam em perfeita ordem, também necessitam estar preparados para os turistas que sejam abandonados, chateados, ou ainda sofrer alguma emergência médica relacionada com o frio.
  • Que planos tem durante a tormenta? Por exemplo; pode você monitorar tormentas de neve em caso de que não haja eletricidade? Se você vive em um clima mais quente mais depende do trafego aéreo baseado em comunidades com tormentas de inverno potenciais, pode você fornecer informação rapidamente a seus visitantes fornecendo rotas alternativas, métodos de transportes ou ocupação hoteleira? Todos os destinos turísticos deveriam revisar seus planos de clima de inverno com concessionárias de aluguel de carros, hoteleiros, hospitais, e restaurantes. O inverno é essencialmente um tempo importante para revisar estratégias com sua equipe, desenvolver uma estrutura que lhe assessore e seja capaz de trabalhar assegurando de que todos estão na mesma linha e compartem os mesmos valores em relação a gestão de riscos dos visitantes.
  • Assegure-se de incluir os reforços da lei em seu planejamento. Um bom plano de gestão de riscos tem uma força de ação integrada de reforços da lei trabalhando com serviços alimentícios, agências de internet, serviços legais e médicos. Durante as tormentas de neve ou outras emergências climáticas os policiais não devem confiar nos mapas do lugar ou planos a primeira. Recorde que os policiais também são seres humanos e tem frio e adoecem tal como os outros.
  • Assegure-se de ostentar seu planejamento. Como todas as formas de segurança, a gestão dos riscos no inverno resultará em melhores vendas, clientes mais felizes e uma alta probabilidade de publicidade através de um boca a boca positivo. Seus clientes apreciarão o fato de que você se preocupa o suficiente por eles.

Recent Articles and Books

Upcoming Conferences